As ações promocionais, ou o chamado Marketing Promocional, têm o objetivo de divulgar a marca para novos clientes ou fidelizar os clientes antigos. Segundo a Ampro (Associação de Marketing Promocional) 65% das empresas que prestam esse tipo de serviço faturaram mais de 2 milhões de reais no ano passado. Isso só reafirma o crescimento e importância do setor.
Quer investir em ações promocionais para a sua marca? Preparamos este artigo para te ajudar a entender primeiro quais são os tipos de ações promocionais mais comuns. Assim, você avalia qual tipo se adapta melhor às suas possibilidades e necessidades.
Tipos de ações promocionais
Seja qual for o tipo de ação promocional desenvolvida, ela irá ajudar a aproximar sua marca do seu público, transmitir os valores da sua empresa e, é claro, divulgar os seus produtos ou serviços.
Além disso, uma ação promocional não exclui outra. De forma prática, combinar mais de um tipo de ação promocional irá potencializar os resultados através de técnicas de atração do consumidor.
Mas então, quais são as ações promocionais mais conhecidas e utilizadas pelas marcas?
Ações promocionais para PDV
Ações pensadas para o PDV (ponto de venda) estimulam a interação entre o público e a marca. São também uma forma de conquistar a atenção do visitante do ponto de venda, mesmo que ele não concretize uma compra.
São exemplos de ações promocionais para PDV: degustação, distribuição de amostras ou apresentação de produtos e serviços, oferecimento de descontos, programas de fidelidade e de pontuação, cadastros para sorteios, ações em datas comemorativas. O ponto de venda também pode ser explorado com materiais específicos pensados para esse ambiente.
Ações de endomarketing
O endomarketing é a seção de marketing que desenvolve ações para o público interno das empresas. Ou seja, são pensadas para os colaboradores, de forma a envolvê-los e aproximá-los da identidade e propósitos da marca. Assim, eles se tornam admiradores e divulgadores da empresa. E esse é um público poderoso!
Algumas ações de endomarketing são: pesquisas com colaboradores, eventos internos, apresentação de lançamentos internamente antes de lançar para o mercado, desenvolvimento de canais de comunicação interna, política de benefícios e vantagens, oferecimento de cursos, treinamentos etc.
Ações de blitz
A blitz é uma forma versátil de trabalhar com marketing promocional.
Nesse tipo de estratégia, utilizada principalmente em datas comemorativas e períodos sazonais, equipes promocionais abordam os consumidores para divulgar uma marca, produto ou serviço. As ações devem ser pensadas de acordo com o público-alvo e objetivos pré-estabelecidos.
A blitz pode acontecer em grandes pontos de concentração como na rua, em bares, em empresas parceiras, em universidades, eventos, feiras, shows. Podem contar com a distribuição de material impresso, brindes, amostras, concursos, fotógrafos, pesquisas, interatividade em redes sociais.
Existe uma infinidade de possibilidades e a criatividade na hora de desenvolver uma blitz promocional faz toda a diferença nos resultados.
Invista em ações promocionais
As ações promocionais podem auxiliar a sua empresa a atrair consumidores, movimentar o ponto de venda, definir um diferencial competitivo, reposicionar a marca ou fortalecê-la.
Podem ser utilizadas na hora de lançar novos produtos ou serviços, liquidar estoques, conhecer melhor o seu público e aproximá-lo da marca.
Afinal, o que todas essas ações têm em comum? O Marketing Promocional tem foco na experiência do consumidor. E através dessas experiências consegue atrair a atenção e, consequentemente, vender produtos e serviços para o público.
Gostou do conteúdo que preparamos? Então se você está pensando em investir em ações promocionais e precisa de suporte, entre em contato com a nossa equipe!