O endomarketing (ou marketing interno ou ainda comunicação interna) é aquele que se dedica a entender e se comunicar com um dos públicos mais importantes de qualquer marca: os colaboradores.
Se você quer começar a implementar essa ação transformadora na sua empresa achou o conteúdo certo! Neste post vamos te contar o é tão importante trabalhar o endomarketing e por onde começar.
Qual a importância do endomarketing?
Investir em endomarketing é investir em desenvolvimento humano.
Empresas que abrem e mantêm diálogo com o público interno conseguem reter talentos, aumentar a motivação das equipes, melhorar o clima interno e ajuda a construir a cultura organizacional.
Além disso, o endomarketing é uma das ferramentas mais importantes para criar senso de pertencimento e alinha os colaboradores aos objetivos e propósitos da empresa.
Como começar o endomarketing na minha empresa?
Não existe fórmula para o endomarketing. As possibilidades precisam ser adequadas para a realidade da sua empresa. Mas existem algumas ações que podem e devem ser feitas para dar início:
Escute o que os seus funcionários têm a dizer
Se você quer começar a criar um diálogo com o público interno da sua empresa, a primeira coisa que deve ser feita é escutar o lado dos colaboradores.
Que tal expor que a empresa está moldando a estratégia de endomarketing e fazer uma pesquisa sobre o que o público interno acharia interessante dentro disso? As perguntas não precisam ser restritas à comunicação e pode haver também um espaço aberto para ideias.
Quem sabe um funcionário já não tem uma sugestão incrível, só nunca pensou em compartilhar ou não sentiu abertura para fazê-lo.
Canais de comunicação para o público interno
Para que sua comunicação e ações de endomarketing sejam bem-sucedidas você precisa criar canais de comunicação diretos e exclusivos para seus colaboradores. As possibilidades são muitas: impressos como jornais ou revistas, mural de notícias, rádio ou TV corporativa, e-mail marketing, ações promocionais, seção específica no site… Seja criativo!
O mais importante não é o formato, mas sim o conteúdo e a linguagem adaptados e pensados para as necessidades desse grupo.
Campanhas específicas
Depois de criar os canais exclusivos de contato com seu público interno, explore-os também com campanhas pensadas para o endomarketing.
Imagine o quão especial o seu público interno se sente quando sabe primeiro das mudanças na empresa, de um lançamento de um novo serviço ou produto ou até mesmo das campanhas que serão lançadas para os públicos externos.
Por isso, pense sempre nesse público como prioritário quando for fazer uma campanha.
Mantenha o diálogo aberto
É importante que o público interno se sinta parte da empresa — porque ele realmente é! Então, mantenha uma comunicação sempre unilateral e esteja aberto para escutar o que o seu colaborador tem a dizer.
Com essa e com outras estratégias de endomarketing você conecta as pessoas aos propósitos da empresa e passa a contar com colaboradores que não só admiram o lugar onde trabalham, mas que também serão os promotores mais dedicados da sua marca!