Como iniciar uma live?
- Na página inicial, toque no ícone de câmera no canto superior esquerdo.
- Quando estiver na aba de stories, na parte inferior da tela, selecione a opção “Ao Vivo”.
- Toque no ícone que aparecer. O Instagram irá realizar uma rápida verificação da sua conexão e você estará online!
- Para finalizar a live, caso queira terminar antes do tempo limite, basta clicar no botão “Encerrar” no canto superior direito.
2. Interaja com seu público
O Instagram permite que você fique online por 59 minutos seguidos. Durante esse tempo, você terá acesso a todas as pessoas que estão assistindo à sua live e também aos comentários. Isso permite uma rápida interação com quem está assistindo.
- Leia os comentários em voz alta.
- Responda às perguntas.
- Converse com quem está ali com você.
Assim, o relacionamento com a sua marca se torna mais humano e as pessoas ficam mais suscetíveis a seguirem a sua empresa, bem como a comprarem seus produtos.
3. Tenha uma boa conexão com a internet
Partindo para a parte técnica, é muito importante que você tenha uma boa conexão com a internet no local em que vai realizar a live. Como se trata de uma transmissão ao vivo, o Instagram consome muita rede. Dessa forma, uma boa conexão se torna essencial para manter a qualidade da imagem e, consequentemente, o interesse do seu público.
4. Utilize um bom microfone e uma boa iluminação
A qualidade de áudio e de imagem é essencial quando se trata de uma transmissão ao vivo, já que seu contato com o público será realizado a partir desses dois elementos. Ter um bom microfone é importante para que seu áudio não fique “estourado” ou baixo demais, além de ser mais confortável para os ouvidos do público. Seguindo essa mesma ideia, a iluminação é indispensável, pois é a sua imagem que estará sendo vista. Um lugar muito escuro tornará difícil enxergá-lo(a) e um lugar muito claro pode ser agressivo aos olhos de quem assiste.
Dica bônus: faça o download da sua transmissão quando terminá-la
Quando você encerra a sua live, o Instagram permite o download da sua transmissão e o acesso ao vídeo completo. Isso abre um leque de oportunidades para a sua estratégia de marketing. Você pode usar todo o conteúdo produzido durante a transmissão, que geralmente é muito rico, por ser um contato direto com seus consumidores, para outras coisas, como anúncios em vídeo, posts únicos no Instagram, stories e muito mais.