A terceirização de mão de obra não é algo novo para a realidade de muitas empresas, mas ainda existem dúvidas sobre como funciona esse tipo de contratação.
Se você quer descobrir todos os detalhes da terceirização de serviços, quando esse é um formato indicado e quais são os benefícios que essa escolha pode trazer, continue lendo o conteúdo que preparamos:
O que classifica a mão de obra como terceirizada?
Existem legislações, leis e regulamentações que regem a terceirização de mão de obra no Brasil. Isso porque, dessa forma, os interesses e deveres são protegidos, tanto das empresas contratantes, quanto das prestadoras de serviço, assim como os direitos dos colaboradores terceirizados.
A terceirização funciona quando uma empresa procura outra, especializada na prestação de serviços específicos, para firmar um contrato entre as duas. A empresa contratante paga uma taxa geral pela contratação e a prestadora é então a responsável por contratar os trabalhadores, repassar as remunerações e benefícios para eles.
Quando a terceirização é indicada?
É possível fazer esse tipo de contratação quando o serviço contratado não faz parte das atividades principais da empresa que pretende a terceirização ou quando há uma demanda que causa um aumento rápido e significativo de necessidade de mão de obra, mesmo que ela seja a mesma de contratação direta pela empresa contratante.
Esse modelo de contrato indireto de prestadores de serviços é muito utilizado em épocas sazonais de aumento de vendas ou produção. Além disso, qualquer atividade pode ser terceirizada. Essa opção é amplamente utilizada por setores como telemarketing, eventos, ações promocionais, limpeza, manutenção, tecnologia da informação, recursos humanos e segurança.
Quais as vantagens da terceirização de serviços?
Muitas empresas fazem uso desse tipo de contratação por ela trazer muitos benefícios.
Entre eles, destacamos:
- Diminuição nas burocracias;
- Simplificação nos processos organizacionais;
- Agilidade na contratação de serviços específicos;
- Melhora na gestão dos colaboradores;
- Alta qualificação dos serviços prestados;
- Aumento da produtividade.
Então, em um mercado competitivo em que todos esses pontos citados são diferenciais, contar com a terceirização pode ser a solução para muitas empresas. Entretanto, para atingir os resultados almejados, a escolha na contratação da empresa prestadora de serviços é fator decisivo. Por isso, defina uma lista de prestadoras do tipo de serviço que você precisa, pesquise muito bem os trabalhos já realizados por elas e busque referências e opiniões no mercado.
Ainda tem alguma dúvida sobre a terceirização de serviços? Basta deixá-la aqui nos comentários ou entrar em contato com a nossa equipe. 😉