Tendências de consumo

5 tendências de consumo pós-Covid

A pandemia causada pela Covid-19 mudou nossas vidas e trouxe novas tendências de consumo para o mercado. Entender o que já mudou e o que nos aguarda é importante para nos prepararmos.

O isolamento social fez com que novos hábitos fossem adotados por toda a sociedade e, ao que tudo indica, esses comportamentos nos acompanharão por algum tempo, mesmo quando superarmos o momento mais crítico atual.

Portanto, é fundamental adequar sua marca a esse novo cenário, criando novas formas de vender e adaptando os modelos de negócio já existentes. Quer descobrir quais são as 5 tendências de consumo que te esperam? Leia o post:

Consumidores adotam novos hábitos de consumo

O e-commerce foi um dos setores que mais se destacou durante a pandemia. Milhares de consumidores que nunca tinham passado pela experiência de uma compra online, agora já o fizeram.

Segundo dados da empresa Cashback World, as compras online por meio do e-commerce aumentaram cerca de 73% somente no Brasil durante o período de quarentena.

É notável a importância da internet neste processo, pois nela não existem barreiras para transmitir informações, conhecimento e estar conectado a outras pessoas. 

Então confira agora 5 tendências de consumo intensificadas pelo cenário atual:

  1. Vendas online

A venda online é um excelente caminho para os empreendedores continuarem vendendo seus produtos ou serviços de forma segura e eficaz.

Para isso é fundamental ter presença digital e construir uma loja virtual, também chamada de e-commerce. Depois, basta começar a vender!

  1. Educação a distância 

Com o fechamento das escolas e universidades muitos núcleos de ensino estão investindo em educação a distância para dar continuidade ao ano letivo. 

Além disso, novas oportunidades de negócio estão sendo criadas também por pessoas dos mais diferentes ramos para ensinar e complementar a renda familiar.

De acordo com o SEBRAE, o número de inscrições em cursos online desde o início da pandemia até o momento é o maior de todos os tempos: 1,5 milhões de pessoas — cerca de 400 mil a mais durante o mesmo período de 2019. 

O curso mais procurado no portal do Sebrae é o de marketing digital, contando com 177 mil interessados. No ranking de procura também estão os cursos de gestão financeira, empreendedorismo, atendimento ao cliente e gestão de pessoas. 

  1. Serviços por assinatura

Outra tendência de consumo com destaque nesse cenário são os serviços por assinatura, que cresceram cerca de 24% entre os meses de março e abril deste ano.

O serviço é caracterizado por fidelizar clientes por meio de entregas de produtos personalizados, através de assinaturas mensais, trimestrais, semestrais ou anuais. 

Dentro desta categoria destacam-se serviços de alimentação, produtos de limpeza, livros, cosméticos e entretenimento, como plataformas de streaming.

  1. Faça você mesmo

Por fim, o famoso ‘do it yourself‘, ou faça você mesmo, também está em alta. Com o distanciamento social as pessoas estão procurando cada vez mais auxílio na internet em “como fazer bolo” ou “como fazer exercício em casa”, para citar alguns exemplos.

Ou seja, sua marca ganhará pontos com os consumidores se oferecer manuais, dicas e instruções dentro do seu nicho. As pessoas estão procurando novas habilidades e é sua chance de estar presente também nessa situação.

  1. Transmissões ao vivo

Eventos, lives, shows e até mesmo reuniões: tudo isso pode ser realizado mesmo a distância, graças à internet.

As transmissões online aumentaram durante a pandemia e essa é uma oportunidade de continuar com a sua programação, reforçando a presença digital e estando mais perto dos consumidores.

Por isso a Pró Eventos está auxiliando seus clientes com projetos online que envolvem a gravação e transmissão online de eventos, lives e palestras

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